Disciplinas
O GEM, ao longo de seus 15 anos, tem acumulado experiências no desenvolvimento de metodologias participativas de ensino-aprendizagem na área interdisciplinar de estudos de linguagem, atendendo estudantes do ciclo básico à pós-graduação em diferentes atividades de estudo e formação crítica de linguagens.
Esse laboratório tem experimentado, na extensão, na relação com as escolas de ensino básico e com laboratórios de diferentes unidades da universidade, uma diversidade de projetos de caráter interdisciplinar, estabelecidos na articulação entre teoria e prática no estudo e formação crítica em linguagem ao longo da sua história. Além disso, o grupo realiza, desde sua criação, oficinas em eventos destinados à divulgação de projetos de pesquisa e extensão da UFRJ que busquem alternativas para demandas sociais, em especial no campo da formação crítica.
Os experimentos realizados com base em demandas sociais observadas via extensão têm reverberado com resultados promissores em disciplinas tradicionais da graduação em Letras e da pós-graduação do NIDES.
A experiência da acumulação metodológica do GEM visou, nestas disciplinas, o ensino dos fundamentos básicos para os estudos iniciais da literatura e da perspectiva comparatista, abordando temas, categorias e conceitos tradicionais das áreas sob o viés da articulação interdisciplinar entre teoria e prática em atividades produtivas. Foram realizadas experiências de adaptação e tradução intersemiótica em 4 semestres de 2016/2 a 2018/1, relacionando os estudos críticos e teóricos da literatura com o teatro, a animação, o cinema e artes visuais. O projeto foi concluído e os resultados parciais são: uma animação, um curta e uma exposição de colagens. O resultado final é a sistematização da proposta em um livro sobre teoria e prática do estudo literário.