Disciplinas

O GEM, ao longo de seus 15 anos, tem acumulado experiências no desenvolvimento de metodologias participativas de ensino-aprendizagem na área interdisciplinar de estudos de linguagem, atendendo estudantes do ciclo básico à pós-graduação em diferentes atividades de estudo e formação crítica de linguagens. 

Esse laboratório tem experimentado, na extensão, na relação com as escolas de ensino básico e com laboratórios de diferentes unidades da universidade, uma diversidade de projetos de caráter interdisciplinar, estabelecidos na articulação entre teoria e prática no estudo e formação crítica em linguagem ao longo da sua história. Além disso, o grupo realiza, desde sua criação, oficinas em eventos destinados à divulgação de projetos de pesquisa e extensão da UFRJ que busquem alternativas para demandas sociais, em especial no campo da formação crítica. 

Os experimentos realizados com base em demandas sociais observadas via extensão têm reverberado com resultados promissores em disciplinas tradicionais da graduação em Letras e da pós-graduação do NIDES.

 

A experiência da acumulação metodológica do GEM visou, nestas disciplinas, o ensino dos fundamentos básicos para os estudos iniciais da literatura e da perspectiva comparatista, abordando temas, categorias e conceitos tradicionais das áreas sob o viés da articulação interdisciplinar entre teoria e prática em atividades produtivas. Foram realizadas experiências de adaptação e tradução intersemiótica em 4 semestres de 2016/2 a 2018/1, relacionando os estudos críticos e teóricos da literatura com o teatro, a animação, o cinema e artes visuais. O projeto foi concluído e os resultados parciais são: uma animação, um curta e uma exposição de colagens. O resultado final é a sistematização da proposta em um livro sobre teoria e prática do estudo literário.

Teoria Literária e Literatura Comparada
Cinema e Trabalho
A experiência da acumulação metodológica do GEM visou, nesta disciplina do PPG do NIDES,  um estudo do conceito de trabalho e suas crises através do tratamento dado ao tema pelo cinema em diferentes momentos/lugares. A metodologia propõe projeções e debates de acervos à luz de fundamentos teóricos e críticos transversais aos temas divididos em blocos temáticos. Seguindo a proposta politécnica que alicerça a linha de pesquisa na qual a disciplina se insere, Cinema e Trabalho é um curso teórico e prático sobre cinema e trabalho produtivo. Neste sentido, o curso realizou, em aulas práticas de suas duas primeiras edições, a produção de um curta metragem documental sobre a experiência de criação de uma escola de ofícios na Ocupação Solano Trindade, em Duque de Caxias. Em sua última edição, propôs-se a construir uma mostra de cinema, cuja elaboração se deu em um processo prático e coletivo,  sobre o tema estudado. O resultado da iniciativa está sendo avaliado para que a disciplina seja ofertada a um público mais amplo, envolvendo estudantes de graduação e de pós, além de outros PPGs.

ENDEREÇO:

Espaço Cultural João Cabral de Melo Neto

Faculdade de Letras da UFRJ
Av. Horácio de Macedo, 2151
Cidade Universitária - CEP 21941-917
Rio de Janeiro - RJ

CONTATO: 

gem@letras.ufrj.br

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram