• Grupo de Educação Multimídia

Cinedebate "Infodemia, fake news e sociedade" 30/09 - 18h30

Atualizado: 18 de nov. de 2021


No dia 30/09, às 18h30, a 23ª edição do CineAdUFRJ/GEM debaterá, via plataforma Zoom, o impacto social gerado pelo excesso de informações que circulam nas diferentes mídias. A OMS (Organização Mundial da Saúde) classificou essa situação como infodemia por considerar que acarreta danos à sociedade no mesmo nível que a atual pandemia que vivemos. O excesso de informações, muitas vezes falsas ou contraditórias (fake news) dificulta a identificação de soluções para certos problemas, uma vez que reduz a confiabilidade na veracidade das informações. Se por um lado, a popularização da internet possibilitou a disseminação e o consequente acesso ao conhecimento e às descobertas científicas, por outro lado, também se tornou ferramenta de desinformação e de manipulação do comportamento dos usuários de canais disponíveis na web. A pergunta que se coloca é: como enfrentar infodemias e manter o processo de popularização e democratização do conhecimento?


As chamadas fake news também são utilizadas como ferramentas antidemocráticas, com está representado em dois dos filmes presentes em nossa curadoria. A apropriação dos dados de usuários de redes sociais e de diversos aplicativos se mostra uma verdadeira “arma” na disputa de interesses sejam esses de mercado ou de estados, ou de intersecções desses níveis.


Nossa curadoria é composta de três filmes: "Um dia na Vida", de Eduardo Coutinho (2010), "Privacidade Hackeada", de Karim Amer e Jehane Noujaim (2019) e "Rede de Ódio", de Jan Komasa (2020).


Para orientar o debate, teremos em nossa roda virtual a professora Janaína Weissheimer, pesquisadora do Instituto do Cérebro, na UFRN, o professor Henrique Cukierman, professor da PESC/COPPE, da UFRJ, e a cineasta Maria Rita Nepomuceno.


Para participar pelo Zoom, acesse: https://bit.ly/2Ephkwp

Para baixar os filmes, acesse: https://bityli.com/ofBnpq

Assista ao debate na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=oswlSfQWYso


Assista a seguir o recorte dos filmes selecionados para a sessão:


154 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo