• Grupo de Educação Multimídia

Cinedebate "Negacionismo da Vacina" 29/07 - 18h30

Atualizado: Jul 26



Negacionismo é um problema importante do nosso tempo e, assim, se converte em um tema relevante para a reflexão crítica. Vacinação também se tornou um tema vital com a pandemia do Covid-19. Negacionismo da vacina, portanto, é um tópico urgente e premente a ser abordado pelo cineclube AdUFRJ/GEM, pois envolve uma oportunidade para debater a questão à luz do cinema e para posicionar uma perspectiva face ao assunto.

Para essa sessão, selecionamos três filmes que articulam, de distintas óticas, a ideologia social do negacionismo com crise sanitária de grandes proporções. Os filmes selecionados foram: "Sonhos Tropicais", de André Sturm (2001), "Contágio", de Steven Soderbergh (2011), e "Vaxxed", de Andrew Wakefield (2016).

Para debater as diferenças de ponto de vista sobre a relação entre crise social, política e sanitária a partir do tema, convidamos a epidemeologista Lígia Bahia (UFRJ), a historiadora Eliza Vianna (IFAL) e o crítico de cinema Francisco Carbone (site Cenas de Cinema). A sessão ocorrerá no dia 29.07 às 18:30 hs, via plataforma zoom.


Para participar pelo Zoom, acesse: https://bit.ly/2Ephkwp

Para baixar os filmes, acesse: https://bit.ly/3wJ09eL



Assista a seguir o recorte dos filmes selecionados para a sessão:


50 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo