• Grupo de Educação Multimídia

Cinedebate "O Golpe de 64 e seus desdobramentos" 29/04 - 18h30

Atualizado: Jul 26


No dia 29/04 às 18h30, teremos a 18ª sessão do CineAdUFRJ/GEM com o tema: "O Golpe de 64 e seus desdobramentos". O cineclube pretende debater de que modo o golpe de 1964 comparece no cinema brasileiro em dois momentos fundamentais: ainda durante o regime militar, mas já em amplo processo de redemocratização da sociedade, e após 30 anos, quando o país experimentou um longo período de vida democrática. Sustentadas por um governo golpista autoritário e violento, as ideias impostas davam continuidade ao modelo dependente e servilista da formação econômica e social no país. Diante disso, esse debate estimula pensar sobre o projeto nacional atual e sobre os horizontes possíveis para o questionamento de suas ações.


Para orientar a discussão, contaremos com a presença da professora Maria Paula Araújo (UFRJ), Ivan Seixas Coordenador da Comissão da Verdade de SP e dos cineastas Luiz Arnaldo Campos e Silvio Tendler.


Para fomentar o debate, selecionamos produções que foram realizados depois da abertura política e traduzem um sentimento de liberdade e revisão histórica dos 21 anos da ditadura militar no Brasil.


A curadoria é composta por:


"Jango", Sílvio Tendler (1984)

"Pra Frente Brasil", Roberto Farias (1982)

"Marighella", Isis G. Ferraz (2012)

"O dia que durou 21 anos", Camilo Tavares (2013)

"Rasga Coração", Jorge Furtado (2018)

"Torre das Donzelas", Suzanna Lira (2019)


Para participar pelo Zoom, acesse: bit.ly/2Ephkwp

Para baixar os filmes, acesse: https://bit.ly/3tXrRnu

Assista ao debate na íntegra: https://bit.ly/3iwtYvx


Assista a seguir o recorte dos filmes selecionados para a sessão:



162 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo