• Grupo de Educação Multimídia

Cinedebate ''Questão Palestina'' 30/06 - 18h30

Atualizado: Jul 26


Este cineclube se dedica a debater comparativamente filmes que abordam temas urgentes e prementes do nosso tempo. E a Questão Palestina é um tema que se renova frequentemente. Isso desde, pelo menos, o final da 2ª Guerra Mundial, quando a ONU criou o estado de Israel sobre o território da Palestina, anteriormente colonizada pelos ingleses e antes pelos turcos.

Essa 20º sessão selecionou 4 filmes que remontam a origem e o desenvolvimento dos conflitos entre Israel e o povo árabe: "Noite e nevoeiro" (Alain Resnais, 1956), "Paradise Now" (Any-Abu Assad, 2006), "Valsa com Bashir" (Ari Folman, 2008), "O que resta do tempo" (Elia Suleiman, 2010).

O cineclube tenta entender como a questão Palestina tem se formado e se transformado com a sistemática sobreposição do território palestino e a supressão do seu povo pelo estado de Israel. A questão Palestina é um tema que relaciona a disputa pelo espaço físico e subjetivo, a diáspora e o genocídio de um povo especifico, mas reverbera para outros contextos anteriores, simultâneos e posteriores à causa dos palestinos.


Para conduzir a discussão, contaremos com a presença de Michel Gherman, historiador, professor e coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Judaicos da UFRJ e Ualid Rabah, presidente da Federação Árabe Palestina do Brasil.


''Nós fingimos acreditar que tudo isso pertence a um único tempo e um único país e não olhamos à nossa volta, e não ouvimos que se grita sem fim.'' (Jean Cayrol)

Para participar pelo Zoom, acesse: https://bit.ly/2Ephkwp

Para baixar os filmes, acesse: https://bit.ly/35fUTnj

Assista ao debate na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=bJq9BIGReEo




46 visualizações0 comentário