• Grupo de Educação Multimídia

Cinedebate "Sonhos freirianos: espaços de transformação" 18/11 - 18h30

Atualizado: 8 de Dez de 2021


No dia 18/11, às 18h30, o CineAdUFRJ chega a sua 24ª sessão, intitulada “Sonhos freirianos: espaços de transformação”, que fecha os trabalhos de 2021. Em homenagem ao centenário do educador Paulo Freire, discutiremos a potência da educação enquanto ação material na luta por um futuro mais livre e democrático, por meio da projeção do sonho e da utopia, que, para Freire, visavam transformações sociais possíveis.


Paulo Freire nos mostrou em seu projeto mais emblemático de alfabetização de adultos, em 40 horas, que é possível sonhar com outra realidade para o sistema educacional brasileiro em que os educandos tenham suas vivências levadas para o processo de aprendizagem.


A mesa de debatedores será composta pelo Prof. Paulo Maia do Núcleo Interdisciplinar de Desenvolvimento Social (NIDES-UFRJ) e do Departamento de Ciência da Literatura da UFRJ, doutor em Literatura Comparada pelo PPG de Ciência da Literatura da UFRJ, onde coordena o programa de extensão Grupo de Educação Multimídia-UFRJ, pela Prof. ª Ana Lúcia Fernandes da Faculdade de Educação da UFRJ, coordenadora do Programa de Estudos e Documentação Educação e Sociedade, que possui doutorado em Ciências Humanas e Educação, pela PUC-RJ e em Ciências da Educação pela Universidade de Lisboa, e pela Prof.ª Márcia Lisboa do Departamento de Letras (UERJ), que possui doutorado em Letras e Linguística (PPLIN-FFP/UFRJ), é coordenadora do projeto de Extensão Letrajovem: oficinas de Língua Portuguesa para Jovens e Adultos em Situação de Vulnerabilidade Social", é líder do grupo de pesquisa Formação de Professores, linguagens e justiça social (PROFJUS/FFP-UERJ), membro do Projeto Nacional de Letramentos: Linguagem, Cultura, Educação e Tecnologia (FFLCH/USP) e associada à International Literacy Association (Developing Economy Member).


A curadoria de filmes inclui:

Vida Maria” (2006), de Márcio Ramos

"Nunca me sonharam" (2017), de Cacau Rhoden

40 horas na memória” (2013), do grupo Ufersa

Madadayo” (1993), de Akira Kurosawa

Vocacional” (2011), de Toni Venturi


Para assistir aos filmes, acesse: https://bit.ly/3n6kn0g

Para participar da sessão no dia 18, acesse: https://bit.ly/2Ephkwp

Assista ao debate na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=Ge2u5Yo1DMM


Assista a seguir o recorte dos filmes selecionados para a sessão:


105 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo