• Grupo de Educação Multimídia

Festivais


Na imagem acima, nos deparamos com alunos do Colégio CEMBRA de Paraty atentos ao assistir o conteúdo exposto por bolsistas do Grupo de Educação Multimídia. Nesse momento, o GEM trazia para aquele espaço composto por alunos de diversas escolas públicas de Paraty, discussões acerca de memória, cultura grega e outros assuntos que estavam longe de serem trabalhados pelo atual sistema educacional. Aliás, a própria ideia de universidade, talvez, seja algo muito distante e abstrato naquela realidade.

Durante quinze anos - até a data atual -, o Grupo de Educação Multimídia vem participando de festivais, dentro e fora da cidade do Rio de Janeiro. Cabo Frio, Búzios, Paraty, Itaipu são cidades que acolheram esse trabalho. Festival do Sol e do Mar, Desafio Solar, Festival UFRJmar, SNCT são alguns entre tantos outros feitos, que se tornam apenas um pequeno fragmento dessa categoria em toda a história do GEM.

Mas o que são os festivais? São eventos que nos possibilitam estudar, experimentar, trocar experiências e produzir metodologias de trabalho educativo que amenizem as condições criadas pela sociedade desigual. Consistem, também, em espaço de  divulgação científica, tecnológica e cultural, permitindo a aproximação entre universidade e sociedade. Nesses eventos conseguimos ultrapassar as grades impostas pela sala de aula, uma vez que temos a premissa da indissociabilidade entre teoria e prática, em prol de uma educação emancipadora que assegure condições mais justas de acesso a conhecimento e cultura para todos os agentes envolvidos. 

O processo de aprendizado se dá por uma via de mão dupla ao permitir troca de conhecimento, através, principalmente, da realização de oficinas, entre os estudantes de diferentes níveis e vivências. A metodologia participativa, que é pilar desse laboratório, possibilita o desenvolvimento de conhecimento coletivo e individual e o aperfeiçoamento das capacidades de cada um ao estimular o engajamento e envolvimento de todos no trabalho coletivo e horizontal.

Inicialmente, o grupo participava das ações e festivais do Núcleo Interdisciplinar UFRJ-Mar, oferecendo oficinas de leitura e escrita estimuladas em produções audiovisuais documentais e ficcionais. Esse trabalho se expandiu ao longo dos anos de modo a englobar as propostas e ações dos 4 projetos do GEM em função da realidade social do local no qual são trabalhadas.

Os festivais são parte vital do retorno da UFRJ, enquanto instituição pública de produção de conhecimento, para a sociedade. Além disso, são material de  pesquisa e recurso para o aperfeiçoamento de metodologias do GEM como um grupo que articula ensino, pesquisa e extensão em prol do desenvolvimento de metodologias participativas de ensino-aprendizado, utilizando o trabalho como princípio educativo.

10 visualizações

ENDEREÇO:

Espaço Cultural João Cabral de Melo Neto

Faculdade de Letras da UFRJ
Av. Horácio de Macedo, 2151
Cidade Universitária - CEP 21941-917
Rio de Janeiro - RJ

CONTATO: 

gem@letras.ufrj.br

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram