• Grupo de Educação Multimídia

Impressos


Nesta foto podemos observar seis estudantes em uma oficina.

Essa atividade foi uma das primeiras do Ofzines, oficinas de produção de revistas zine, que resulta os recentes estudos sobre Impressos. A área de Impressos, ou seja, expressões através de elementos gráficos, busca enriquecer o Projeto Travessias: Palavra-Imagem trazendo estudos e experimentações através dessa mídia riquíssima.

A problemática que motiva os estudos é a baixíssima taxa de proficiência na leitura, um quadro presente inclusive entre cidadãos com alto nível de escolaridade.

Através desse diagnostico trabalhamos tentando desenvolver metodologias participativas de ensino e aprendizagem através da articulação entre teoria e prática. Trabalhamos com textos literários, como O Homem da Multidão, de Edgar Allan Poe, que foi utilizado na oficina da imagem registrada, e propomos uma adaptação do conto para a linguagem escolhida. Nas Ofizines, transpomos a literatura para revistas (fan)zines, revistas feitas manualmente através de dobraduras e reproduzidas por xerox preto e branco, o que lhe confere o preço barato e a estética marginal, pois geralmente é usada como veículo de poesias e trabalhos de artistas independentes. No transito entre linguagem literária e gráfica, acreditamos no desenvolvimento de uma leitura crítica e incisiva, buscando em detalhes argumentos para a produção da zine. Assim, a tradução intersemiótica se torna ferramenta para o desenvolvimento da leitura.

0 visualização

ENDEREÇO:

Espaço Cultural João Cabral de Melo Neto

Faculdade de Letras da UFRJ
Av. Horácio de Macedo, 2151
Cidade Universitária - CEP 21941-917
Rio de Janeiro - RJ

CONTATO: 

gem@letras.ufrj.br